quinta-feira, 11 de novembro de 2010

HISTÓRIA DA TABELA PERIÓDICA


 
Tabela periódica de Mendeleev
Tabela Periódica de Mendeleyev



Tabela Periódica Atual
     
 A Tabela Periódica foi criada ou contruida por muitas mãos,a soma de muitas pesquisas e conhecimentos ao longo dos séculos até culminar com a Tabela atual,embora a grande maioria dos historiadores e químicos atribuam ou citem apenas o Professor russo MENDELEYEV (1834-1907), como criador da Tabela Periódica.


Ela surgiu em razão da necessidade de agrupar os elementos que tinham propriedades químicas e físicas semelhantes, e separar os que não tinham nada em comum.
A descoberta dos elementos químicos foi o primeiro passo para a contrução da tabela períodica.O primeiro elemento a ser descoberto foi o fósforo,em 1669,pelo alquimista HENNING BRAND.


       Durante os 200 anos seguintes, aumentaram os conhecimentos as propriedades dos elementos e seus compostos, graças aos químicos da época.Em 1860, os cientistas ja tinham descobertos mais de 60 elementos químicos diferentes e tinham determinado sua massa atômica. Com o aumento do número de elementos descobertos, os cientistas começaram a desenvolver esquemas de classificação.A primeira classificação, foi  a divisão dos elementos em metais e não metais.
E assim, a Tabela houve várias atualizações e novas descobertas.A última delas resultou do trabalho GLENN SEABORG, na década de 50.Ele descobriu o plutônio em 1940 e a partir daí Seaborg descobriu todos os elementos transurânicos (do número atômico 94 até 102). Reformulou a tabela periódica colocando a série dos actinídeos abaixo da série dos lantanídios.Em 1951, Seaborg recebeu o prêmio Nobel de química, pelo seu trabalho.O elemento 106 é chamado searbógio em sua homenagem.


                                                              Líria Alves
                                                                                Graduada em Química
                                                                             Equipe Brasil Escola


Nenhum comentário:

Postar um comentário